terça-feira, 15 de setembro de 2009

VILA VELHA ES E SEUS PROBLEMAS


















Moradores de Vila Velha reclamam dos prejuízos causados pela chuva.



FONTE: 10/11/08 - 12h54 - Redação Gazeta Rádios e Internet)

A chuva forte na noite deste domingo (09) inundou ruas, casas e estabelecimentos comerciais de alguns bairros do município de Vila Velha. Os moradores tentavam como podiam impedir o avanço da água, mas a força da chuva foi maior do que era esperado.

As regiões que não estavam alagadas, apresentavam grande quantidade de lama, o que gerou transtornos para motoristas e pedestres. Problema logo cedo para o motorista que seguia de Vila Velha para Vitória pela Avenida Carlos Lindemberg.

Os condutores precisaram ter atenção redobrada na pista, pois, a lama estava em toda a parte e eram grandes as chances dos carros derraparem.

Além disso, muitas poças eram vistas na pista e os buracos das obras na Avenida estavam cheios de água e lama. O trânsito, que já é complicado durante os dias sem chuva, piorou na manhã desta segunda-feira (10), com sinais de retenções tanto na Avenida Carlos Lindemberg quanto na Rodovia Darly Santos, acesso para a Carlos Lindemberg.

Antonio Caliari tira água de casa a água invadiu algumas casas e lojas do bairro Vila Guaranhuns e Araçás. Moradores passaram a noite em claro retirando a água dos cômodos como foi o caso do carreteiro, Antônio Caliari, de 56 anos, que perdeu muitos móveis e a casa ficou completamente alagada.

Ele afirmou que desde quando se mudou para o local, há dez anos, a situação é a mesma quando a chuva vem com muita intensidade.Durante toda a madrugada e a manhã, o rodo não saiu das mãos de Antônio."É uma correria, uma preocupação. Ninguém dorme à noite. A gente só vê a água subindo, subindo, subindo e não tem como retirar. Aí fica difícil", disse desolado.

As ruas alagadas do bairro prejudicaram o comércio local. O comerciante, Cléber Geraldo Altoé, de 47 anos, teve um prejuízo de R$ 10 mil por causa da água da chuva que invadiu o estabelecimento no ano passado. Para se prevenir, o comerciante instalou uma bomba d'água na loja para evitar alagamentos. Mesmo assim, era impossível que alguém chegasse até o comércio para fazer compras, o que revoltou o proprietário. "Existem muitas pessoas que estão em situações piores do que a nossa. O material é o de menos.

Cléber Geraldo Altoé - prejuízos das famílias que vivem no meio dessa água com crianças pequenas. Essa água podre que traz rato morto, cachorro, esgoto. Isso é antigo, a gente sofre há bastante tempo com essa situação", contou.

No bairro Alvorada, os comerciantes limpavam a sujeira acumulada durante a noite. Os bueiros estavam entupidos, dificultado o escoamento da água. A comerciante, Erica Corteletti, estava com a mão na massa logo pela manhã para retirar a lama da frente da sua loja. "Não adianta. Choveu, no outro dia tem que lavar senão entope tudo e nós ficamos prejudicados. Aqui, pelo menos, a água desceu mais rápido, mas a lama não sumiu ainda". Apesar de tantos problemas, a Prefeitura de Vila Velha informou, por meio de nota, que a transferência de 352 famílias de áreas de risco para conjuntos habitacionais e a conclusão das obras de macrodrenagem em São Torquato, Paul, Vila Batista e Soteco contribuíram para reduzir as ocorrências.


Mesmo com as fortes chuvas do final de semana, a Defesa Civil não registrou deslizamentos e inundações de casas. As obras na Carlos Lindenberg seguem e prevêem a construção de uma galeria, que resolverá os problemas de alagamentos na via. Já a Secretaria de Serviços Urbanos informa que já começou a limpeza das ruas do município, com a retirada da terra, do lixo espalhado pela chuva e das árvores derrubadas.

como podemos notar nesta reportagem da gazeta online do ano passado ( 10/11/08 ) este é sem duvida o maior problema enfrentado pelos canelas verdes. todo ano na época de chuva a população que reside nos bairros abaixo do nivel do mar sofrem com as inundações e os demais moradores tambem são prejudicados por não consequirem transitar pelo município.

como a reportagem se referiu as obras na lindenberg e nas bacias dos bairros de vila velha estão em andamento e algumas já concluidas,iremos observar este ano com muita expectativa se esse grave problema será solucionado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário